Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Projecto "Mocho" e a "Torre das Águias"

O projecto "MOCHO"  já está começado...





__________________________________________________________________________________
Um pouco de história...
Fui à procura da "Torre das Águias" bem perto do Ciborro e fiquei encantada...
A miha foto

A minha foto

A minha foto

A minha foto
 A Torre das Águias localiza-se na povoação de Águias, freguesia de Brotas, concelho de Mora, distrito de Évora, em Portugal.

Conta a história que ....
Erguida a partir de 1520 por D. Nuno Manuel, guarda-mor do rei D.Manuel I(1495-1521), possivelmente sobre uma estrutura anterior, esta torre, um solar senhorial, era utilizada para repouso dos fidalgos nas caçadas de grande montaria, frequentes na região à época. Também se conjectura que a edificação da torre estaria ligada ao culto de Nossa Senhora das Brotas, no santuário vizinho.
Embora tenha resistido ao terramoto de 1755, começou a degradar-se a partir do século XIX.
Classificada como Monumento Nacional pelo Decreto n° 136 publicado em 23de Junho de 1910, sofreu intervenção de reparos, a cargo da Direcção-Geraldos Edificios e Monumentos Nacionais (DGEMN), em 1946.
Atualmente encontra-se em mãos de particulares e carecendo de conservação, em adiantado estado de degradação.
Em estilo manuelino, apresenta planta no formato quadrado com cerca de 18 metros de lado por cerca de 20 metros de altura, em alvenaria, silharia e cantaria de granito, dividido internamente em quatro pavimentos, nos quais se rasgam janelas também quadradas. A cobertura seria em adarve ou terraço, coroada por merlões com balcões de matacães nos cunhais, arrematados por coruchéus cónicos.
Internamente, o pavimento térreo é constituído por um amplo salão, coberto por abóboda de ogivas nervuradas; o segundo pavimento divide-se em salão nobre, com vasto fogo de chão e cobertura em abóbada de ogivas nervuradas, e divisões contíguas; o terceiro e quarto pavimentos não apresentam divisões, com cobertura em abóbadas de cúpula abatida.

A Lenda de Santa Maria de Aguiar

Na região conta-se uma lenda envolvendo a torre, segundo a qual, à época das lutas cristãos contra os mouros, o senhor da torre foi emboscado e morto pelos mouros enquanto andava à caça. Um escudeiro salvou-se e correu para avisar à senhora, dama muito piedosa, pedindo-lhe que fugisse, uma vez que os inimigos vinham para atacar a torre. A senhora, com devoção, implorou a proteção de Santa Maria de Aguiar. A santa, acudiu milagrosamente, fazendo surgir um cavalo alado junto a uma das janelas superiores, que a transportou para um lugar seguro. O chefe dos mouros, que assistiu ao milagre, converteu-se ao cristianismo. A senhora, ao falecer, legou todos os seus bens ao Convento de Santa Maria de Aguiar.

1 comentário:

Cristina disse...

Gosto, em relação à Torre tenho que a visitar assim que possivel :)